Espaço para informação, reflexão e debate sobre História Geral e do Brasil com alunos, colegas e amigos.
Resumos, esboços, dicas e atividades.

Webquest - Imperialismo Americano no século XX

“Depois do intenso século XIX – quando as colônias ibéricas alcançaram sua independência e os Estados nacionais latino-americanos se organizaram – os Estados Unidos promoveram sua grande expansão territorial... o século XX também foi marcado por tensões que ajudaram a formar a América atual.” (História Interativa p. 6)
Através de intervenções diretas ou indiretas os estados Unidos procuraram alcançar seus objetivos e interesses sobre a América Latina. Pouco a pouca a influência européia cedeu espaço para a ação estadunidense. Podemos perceber esta ação através da história de vários países e de alguns movimentos que serão tratados neste trabalho. Assim poderemos perceber como os habitantes do continente americano formaram a América como conhecemos hoje.


Processos
Realizar as tarefas I, pesquisando nos sites indicados no item “Fontes”. Registrar as informações que for colhendo no caderno ou editor de texto. Você terá aulas no laboratório de informática para realizar a pesquisa o restante deve ser terminado em casa.
Não se esqueça! Faça a leitura, mas registre por suas próprias palavras como você compreendeu a leitura. Se você copiar algumas frases ou partes de um texto use "..." e, no fim, escreva o endereço da página de onde foi retirado.
Crie uma pasta com seu nome no computador do laboratório para que você salve todas as etapas do trabalho, utilize sempre o mesmo computador. Traga um pen drive o cd para salvar seu trabalho todo final de aula ou envie para seu e-mail.
O vídeo será assistido por toda a classe na sala de áudio-visual em aula a ser marcada. Durante o vídeo faça anotações para fazer o relatório em casa.
As atividades de 1-5 devem ser entregues todas juntas e também a conclusão ao final do período do trabalho. As atividades 4, 6-7 devem ser enviadas por e-mail ou em cd também ao final do trabalho.

Tarefas
I - Com cada um dos eventos a seguir realize a atividade abaixo:
a) Independência de Cuba
b) Revolução Mexicana
c) Guerra do Chaco

1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.

2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.

3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.

4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.

5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.

II - Faça um Glossário explicando os conceitos abaixo e acrescente uma ilustração para cada uma:
1. Caudilhismo
2. Coronelismo
3. Doutrina Monroe
4. Destino Manifesto
5. Política do Grande Porrete (Big Stick Policy)
6. Emenda Platt
7. Canal do Panamá
8. Sandinismo
9. Standard Oil (Exxon)
10. Imperialismo

III – Pesquise sobre a Guerra do Chaco e a interferência de empresas estrangeiras, tendo em vista as questões abaixo escreva uma dissertação contando as idéias que formam sua opinião sobre o assunto.
A interferência estrangeira ajudou ou prejudicou?
Quem foi ajudado ou prejudicado?
Solucionou ou perpetuou o conflito?
O interesse da intervenção estava focado no benefício da população local ou não?

IV – Pesquise em sites de notícias, indicados nas fontes, questões atuais relacionadas a América Latina, monte um cartaz com uma colagem de imagens que de forma simbólica e crítica apresente o tema escolhido por você. Escreva um texto explicando quais as críticas que você quis expressar.

V - Observe as imagens a seguir:










O que elas representam?
Faça um comentário para cada uma delas.




VI - Canal do Panamá
a) Faça um tour virtual
b) Procure conhecer como foi construído, por quem e por quê.
c) Assista ao vídeo na sala de multimídia no horário marcado pela professora.
d) Monte uma apresentação em PPT com os principais pontos deste tema com suas conclusões pessoais.

VII - Identifique no mapa os principais países citados no trabalho:




Fontes

http://www.brasilescola.com/historia-da-america/2/

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=54

http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-mexina.htm

http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/guerra-chaco.htm

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/index.htm

http://historia.abril.com.br/guerra/guerra-chaco-inferno-verde-435689.shtml

http://educacao.uol.com.br/historia/historia-cuba-2.jhtm

http://www.suapesquisa.com/

http://www.folha.uol.com.br/

http://g1.globo.com/

http://noticias.terra.com.br/

http://www.estadao.com.br/

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/eua_panama.htm


Avaliação
O trabalho será avaliado da seguinte forma:
Atividade 1 – 3.0
Atividade 2 – Glossário - 1.5
Atividade 3 – Dissertação sobre a guerra do Chaco – 1.0
Atividade 4 – Problemas atuais sobre a América Latina - Cartaz – 1.0
Atividade 5 – Imagens 0.5
Atividade 6 – PPT – Canal do Panamá – 1.5
Atividade 7 – Mapa – 0.5

Conclusão
Os eventos que vimos neste trabalho colaboraram para a formação das características da América Latina atual. Como vimos foi crescente e marcante a influência dos Estados Unidos nos países da América, embora não tenhamos mais intervenções militares tão claras e fortes ainda podemos perceber esta influência hoje principalmente na economia e cultura.
Agora escreva você um texto concluindo seu trabalho, contando o que você aprendeu sobre o tema, o que você achou mais interessante, quais foram suas impressões sobre o início do século XX na América.

0 comentários: